Atividades e Micro Museu

Dentro do Parque proporcionam-se atividades para toda
a família e fora dele vários circuitos de visita regional e circuitos arqueológicos

iconatividades1

DENTRO DO PARQUE
DURANTE O DIA OU DE NOITE

Dentro do parque, pode visitar a quinta a pé, com bicicleta, ou de burro, seguindo a sugestão dos programas abaixo, e ao longo do percurso pode realizar um Peddy Paper, ou criar um Quizz espontâneo, ou ainda, agendando uma visita guiada personalizada. (duração cerca de 1/1.30h)

ROTEIRO DA VISITA GUIADA AO MUSEU, E
SÍTIO ARQUEOLÓGICO CLASSIFICADO Nº CNS 40278

1- Partida do Miradouro das Copilotos no Parque das Autocaravanas, com orientação da localização do local

2- Inicio com visita à estátua de homenagem ao Homo Pedroguense, sob forma de uma réplica de Anta (recriada).

3- Entrada para visita à sala do Micro Museu Pré-histórico e suas vitrinas de peças líticas, e de cerâmica, recolhidas no local, e de outras réplicas, e painéis ilustrativos.

4- Saída pelo trilho pedestre, descendente em direção ao Farm Shop, com passagem pela Quinta Ecológica /Animal Farm (santuário dos Burros), e de seguida entrada e Travessia do Jardim Aquático, Piscina Biológica, e Fonte do Druida, sida deste recinto e cruzamento e Identificação do zoomorfo de granito, do Javali.

5- Entrada no portal do Museu Pré-histórico (Altar Solar).

6- Receção pelo Guia Personagem Druida com Identificação do Labirinto – símbolo do percurso interior e exterior.

7- Definição do contexto: Recriação de uma viagem no tempo, na companhia dos espíritos dos antecessores. A “Subida da Montanha”, em direção ao Altar do Sol, e Miradouro do Trono de Salomão sobre o Guadiana. O portal de acesso ao santuário e sua descrição, remontada ao IV/V Milénio AC.

8- Explicação da Lápide.

9- A pedra jugular com a imagem de um veado “caçado na véspera” e deitado na pedra jugular para repartição local.

10- Simulação da extração do coração, e sua preparação na pedra salgadeira para oferta no altar.

11- Subida pela rampa do Altar Solar do Miradouro do Trono de Salomão.

12- Explicação do azulejo Solomon.

13- Condução dos presentes à tomada individual de assento no trono, orientado nascente.

14- Preparação na mó manual do esmagamento das flores de cheiro, para perfumar a oferenda.

15- Invocação ao Sol, e Deus Lugh e mais divindades benfazejas.

16- Percurso pedestre pelo trilho megalítico.

17- Paragem na bancada do mix-atelier de Pedra, do Triângulo Equilátero, e leitura do azulejo explicativo.

18- Passagem pela pedra do cavalo, possível brinquedo megalítico com sela, para crianças. Identificação da pedra de degraus de montar, virada a oriente, para observatório lunar e astral, por pitonisas ou oráculos.

19- Formação final do círculo dos presentes, em cadeia de união simples, na roda de pedras frente ao Menhir.

20- De noite consoante o Clima, acendimento de uma fogueira votiva, com circulação da palavra.

roteiro-museu

TÓPICOS PARA A VISITA LIVRE E INDIVIDUAL
OU DE GRUPOS E SAFARI FOTOGRÁFICO

1- Deslocação em direção ao Miradouro do GM- Grão-Mestre, depois de contornar a gaiola dos pavões, passagem pelos sanitários, entrada do portão do Micro Museu Pré-Histórico- (Altar Solar).

2- Observação do lago da albufeira da Barragem de Pedrogão do Alentejo, com assento no Trono de Salomão frente ao altar.

3- Seguir descida à direita, segundo a placa de sinalização castanha, para passadiço do Vasco, e açude da linha de água, contornando o charco dos patos, e entrada na ciclovia.

4- Subida pelo trilho da ciclovia com loendros brancos, e oliveiras, e com área de horta biológica, ao memorial da Ciclovia da Avo Vera, junto à vinha de demonstração.

5- Travessia para a margem direita da linha de água, pelo pontão She and Me, e contorno ate a Fonte Mágica do Amadeu com acionamento do botão da Fonte.

6- Após orientação pelo Mapa da propriedade, retomar a subida à estrada de acesso ao Parque de autocaravanas com passagem pelas cercas dos Burros, pela Talha (de plástico) e da Cerca da Burricada.

7- Assento para descanso nos bancos de pedra do Miradouro das Copilotos com vistas para a Barragem do Guadiana ou, na volta noturna, no banco do astrónomo, para observar o firmamento.

8- De seguida entrada no Oasis Circuit, assinalado por placa, e volta a circular pelo caminho de gravilha. Possibilidade de usar o Portão do Caminho da Aldeia que conduz a Aldeia de Pedrógão, se este estiver praticável.

9- Passagem pelo Assador Troglodita, mesa de pic-nic, Fonte do Penedo Rachado, Pomar, Charco vivo das Rãs, e Pedra dos buraquinhos, com vistas para o Olival Novo.

10- Regresso pelo caminho inverso, em direção a nascente, desde o Oásis, até o caminho descendente entre cercas dos Burros, coma Indicação Farm Shop, passagem pelo Estábulo Gampling, (sala de refeições e reuniões), iluminação solar externa interna.

11- Circulação com Identificação do impasse do cisne branco, e da cerca dos burros ibéricos, dos gamos e corças, dos Lamas e fracas, e ao lado da cerca dos porcos asiáticos, e da vaca taurina, e do Javali.

12- Acesso a zona agroindustrial dos fornos de carvão desativados, celeiros de palha, canil, e garagem do trator, e alfaias agrícolas.

13- Chegada à casa de guarda dos arreios, e raçoes dos animais, e da receção do parque de campismo rural, com pequena Loja de bebidas e produtos da Quinta, contigua da casa de madeira do Bar, com a simbologia do Caminho de Santiago de Compostela.

14- Entrada para circulação, no recinto do Jardim Aquático e da Piscina Biológica com explicação do seu funcionamento. Vista da Fonte do Druida, e da flora e da fauna aquática podendo identificar-se relas, salamandras, libélulas, etc. e nenúfares, pinheirinhos, trevos aquáticos de 4 folhas, hortelã das ribeiras, narcisos, e ataboas, entre outras plantas.

15- Mostra do abrigo da caixa dos morcegos, para apoio à sua fixação e reprodução, em colaboração com a EDIA.

16- Pausa final no ”Banco dos Nandins”. Avaliação das respostas do Peddy Paper ou do Quizz.

Atividades
iconatividades2

FORA DO PARQUE

Fora do parque e num raio de 50 kms há um conjunto de outras atividades, possíveis tais como:

Passeios Pedrestes e de Bicicleta
Traga a bicicleta e percorra os trilhos pedestres até à aldeia de Pedrogão,  à sua barragem do Guadiana, e ainda até à ermida da Orada.

Passeio de Barco pelo Alqueva
Todos os dias há barcos a partir da Marina da Amieira, do Cais da Barragem e de Monsaraz. Na Marina da Amieira há várias empresas que organizam passeios pela barragem. Em Mértola também é possível passeios no rio e alugar canoas

Experiências Gastronómicas
O Alentejo é também conhecido pela sua gastronomia com vinhos muito procurados.  Nos vários restaurantes da zona pode degustar os pratos tradicionais da região, como o ensopado, as migas, gaspacho, açordas e doces regionais acompanhados de pão regional, azeitonas e queijo.

Desportos de água
Para os mais aventureiros, a região do Alqueva oferece marinas e praias com ótimas condições para a prática de desportos aquáticos, como a vela, sky e stand-up paddle, pesca ou para passeios de canoa e caiaque.

Observação de Estrelas
Até o céu noturno dos Lagos do Alqueva e Pedrogão é um convite único. A região onde está situado foi a primeira do mundo a receber a certificação Starlight, que atesta a sua qualidade para a observação de estrelas. Visite o Observatório do Dark Sky Alqueva, na aldeia da Cumeada e passe um serão a explorar o universo de forma inédita.

Atividades

explore

WhatsApp chat